Como parte de seus esforços contínuos para responder à detecção da Peste Suína Africana (PSA) na República Dominicana (RD) e prevenir sua chegada nos Estados Unidos, Porto Rico e nas Ilhas Virgens dos EUA, o Departamento de Agricultura dos EUA ( USDA) O Serviço de Inspeção de Saúde Vegetal e Animal (APHIS) estão se preparando para estabelecer uma zona de proteção contra doenças de animais estrangeiros em Porto Rico e nas Ilhas Virgens dos EUA. PSA não foi detectado em Porto Rico ou nas Ilhas Virgens dos EUA mas por precaução, o APHIS está tomando essa medida adicional para proteger ainda mais o rebanho suíno dos EUA e proteger os interesses e meios de subsistência dos produtores de suínos dos EUA.
A Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) prevê o estabelecimento de uma zona de proteção dentro de uma área livre de doenças, como uma medida temporária em resposta ao aumento do risco de um país vizinho ou zona com diferentes condições de saúde animal. APHIS concluiu que este é um curso de ação prudente em resposta à detecção de PSA na RD. Assim que a OIE reconhecer a (s) zona (s) de proteção, o APHIS trabalhará para confirmar se os países individuais reconhecem e aceitam a (s) zona (s). O reconhecimento deles vai garantir a continuidade do fluxo das exportações de carne de suínos e suínos vivos dos EUA.
Quando a zona de proteção for estabelecida, o APHIS terá processos em vigor em Porto Rico e nas Ilhas Virgens dos EUA para: restringir o movimento de suínos vivos e produtos para fora da zona de proteção; realizar vigilância apropriada dentro da zona de proteção; realizar campanha de educação pública, proibições de movimentação de suínos vivos e produtos para fora da região, contatar autoridades para relatar casos clínicos e ações semelhantes.
26 de agosto de 2021/ USDA/ Estados Unidos
https://www.aphis.usda.gov/