Este conteúdo está disponível para usuários cadastrados.
Você pode se cadastrar e fazer login gratuitamente para acessar todo o conteúdo da 3tres3.com.

X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Argentina: Esmagamento de soja volta a máximos históricos

O beneficiamento da oleaginosa bate recorde em dezembro e confirma a boa atividade do setor. A forte procura de milho impulsiona ainda mais os embarques de cereais, que superaram as exportações de trigo.

12 Fevereiro 2025
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A moagem de soja nas plantas industriais e extrusoras atingiu recorde histórico em dezembro, com 3,65 milhões de toneladas (Mt), consolidando uma tendência de alto desempenho ao longo de toda a campanha. De abril a dezembro de 2024, o volume de soja processada foi de 34,75 Mt, igualando o recorde alcançado na campanha 2014/15, o maior nível de processamento registrado nesta época do ano.

Um dos principais fatores que mantiveram esse crescimento foi o aumento das importações de soja. Nesse período, a Argentina importou 5,75 Mt de grãos, representando 17% do total processado. Esse nível de importações tornou-se a atual campanha com a terceira maior participação de soja estrangeira na moagem e a segunda com maior volume histórico de importações.

O boom da transformação não é uma coincidência, mas antes responde ao forte dinamismo das exportações de derivados de soja, impulsionado pela procura externa. Historicamente, somente na campanha 2006/07 foram embarcadas mais toneladas de óleo de soja do que na atual, enquanto apenas nas duas campanhas anteriores foram exportadas mais toneladas de farelo de soja.

É notável o destaque dos derivados nos embarques do complexo soja. Na verdade, esta é a segunda campanha com a menor proporção de exportações de leguminosas não processadas, o que explica os níveis recorde de processamento.

Longe de desacelerar, o início de 2025 manteve a mesma intensidade num contexto global de elevada procura de petróleos. Segundo dados preliminares da agência marítima NABSA, foram embarcadas 360 mil toneladas de óleo de soja e 1,83 Mt de farelo de soja em janeiro, atingindo valores máximos em quatro anos para este período sazonal.

07 de fevereiro de 2025 | Bolsa de Comercio de Rosario | Argentina | www.bcr.com.ar

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Artigos relacionados