Na chamada era da agricultura de precisão, a tecnologia tem sido uma grande aliada de pesquisadores, empresas e produtores rurais. Equipamento desenvolvido no Núcleo de Estudos em Produção de Suínos (Nepsui) do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG se mostrou bastante eficiente no monitoramento e controle da alimentação de suínos. O protótipo foi criado na Universidade e passou por testes até ser aperfeiçoado pela empresa canadense Gestal Jyga STA, que tem atuação no Brasil.
Três equipamentos foram montados recentemente no Nepsui e já estão sendo usados. Outras duas máquinas serão enviadas ainda este ano. Entre os benefícios da tecnologia, estão a maior eficiência alimentar e o desenvolvimento corporal do animal associados ao desenvolvimento de estratégias sustentáveis, que evitam o desperdício e minimizam impactos ambientais.
O monitoramento também é feito por meio de câmeras que registram a dinâmica de alimentação e comportamento dos animais. Por meio das imagens, será possível realizar um mapeamento térmico dos suínos e avaliar os parâmetros comportamentais durante o período experimental. Com base na análise de todos esses dados, será possível verificar os impactos do uso desse suplemento vitamínico-mineral via água, o comportamento e o sistema imunológico dos suínos.
16 de janeiro de 2022 /UFMG /Brasil.
https://ufmg.br