O Equador tem uma produção nacional estimada de carne suína, até 2023, de 216.389 toneladas, com aumento de sua produção nos últimos dez anos, com taxa média de crescimento de 6%.
Os esforços do setor suíno, atendendo à demanda nacional, tornam atualmente o país autossuficiente, com um consumo per capita que passou de 7,92 para 11,92 kg/pessoa nos últimos 5 anos.
Esta exportação é o resultado de um trabalho coordenado entre os setores público e privado. A empresa privada promove a produção, com inovação para se tornar cada dia mais produtiva e competitiva, enquanto o setor público gerencia a aprovação dos requisitos de saúde animal para abrir novos mercados. Parte desta coordenação é também a assistência técnica e a formação dos produtores.
No ano anterior, o Equador exportou carne suína pela primeira vez. Foram 22,5 toneladas do produto enviadas para a Costa do Marfim. Para alcançar esta segunda exportação foi essencial o trabalho colaborativo e articulado entre o Pronaca, o Ministério da Agricultura e Pecuária, Agrocalidad e a Associação de Suinocultores do Equador (ASPE).
Desta forma, o Governo de El Nuevo Equador resolve procurar mercados para promover a produção nacional de alta qualidade para o mercado nacional e internacional.
10 de setembro de 2024| Ministério da Agricultura e Pecuária | Equador. https://www.agricultura.gob.ec/