O mercado começa a repercutir os problemas ocasionados pelas enchentes no Rio Grande do Sul em algumas cadeias produtivas da agropecuária. As informações constam no Boletim Agropecuário do mês de maio, publicação mensal, do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), reúne informações conjunturais de alguns dos principais produtos agropecuários de Santa Catarina.
Soja: Em abril, os preços pagos aos produtores catarinenses pela soja em grão retomaram as cotações do início do ano, após recuo em fevereiro e março. Em abril, o valor médio mensal ficou em R$117,25 a saca de 60kg, um acréscimo de 5,8% em relação ao mês anterior.
Milho: O Boletim confirma a redução da produção total de milho em Santa Catarina. A estimativa atual aponta para uma produção de 2,26 milhões de toneladas, o que representa um decréscimo de 21,8% em relação à safra anterior. As condições climáticas do início da safra impactaram no potencial produtivo.
Suínos: Santa Catarina exportou 60,5 mil toneladas de carne suína (in natura, industrializada e miúdos) em abril, altas de 14,0% em relação ao montante do mês anterior e de 7,1% na comparação com os embarques de abril de 2023. No acumulado do primeiro quadrimestre, o Estado exportou 221,2 mil toneladas de carne suína, alta de 7,1% em relação às do mesmo período de 2023.
22 de maio de 2024 /EPAGRI /Brasil.
https://www.epagri.sc.gov.br