A visita do presidente francês Emmanuel Macron à China permitiu que mais 15 empresas francesas de carne (4 frigoríficos e 11 empresas) obtivessem a aprovação necessária para exportar seus produtos para a China.
Para o setor suíno francês, a China representa a principal saída de exportação para países terceiros (17% das exportações), mas sobretudo a possibilidade de comercialização de partes menos consumidas do suíno (pés, orelhas, etc.).
“Essas aprovações oferecem a possibilidade de recuperar uma tonelagem adicional de 10%. Esta oportunidade é muito importante para as empresas envolvidas, pois permite aumentar significativamente o valor dos suínos beneficiados”, especifica Thierry Meyer, presidente do INAPORC, que fez parte da delegação francesa nesta viagem.
O encontro entre os ministros francês e chinês abriu um novo campo de negociação sobre a possibilidade da indústria suína francesa exportar miúdos. Esses produtos valorizados na França na forma de "andouille" e "andouillettes" são muito populares entre os chineses que os consomem em receitas originais. Esta extensão de produtos exportáveis para a China representa um volume de negócios potencial de 35 milhões de euros.
17 de abril de 2023/ Inaporc/ Francia.
https://www.leporc.com