X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Embrapa 50 anos: do Suíno light à carne cultivada em laboratório

A concorrência acirrada e as constantes exigências do mercado internacional exigem um esforço contínuo em pesquisa, desenvolvimento e inovação para manter a competitividade.

20 Junho 2023
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

No cinquentenário da Embrapa, a Embrapa Suínos e Aves completou 48 anos no dia 13 de junho, um patrimônio construído para duas das mais importantes atividades pecuárias do país. De lá surgiram conhecimentos que mudaram a trajetória da suinocultura e da avicultura brasileiras.

No dia 13 de junho de 1975, em Brasília, era criado oficialmente o Centro Nacional de Pesquisa de Suínos. Poucas semanas depois, dois pesquisadores chegavam à cidade para dar início à implantação da nova unidade da Embrapa.

Em uma época em que a suinocultura e a avicultura eram radicalmente diferentes, da tecnologia ao manejo dos animais, o então Centro Nacional de Pesquisa de Suínos e Aves tinha enormes desafios. Além disso, o sistema integrado de produção não havia completado ainda nem 20 anos de existência no Brasil.

Os primeiros resultados das pesquisas apareceriam nos anos seguintes, como a vacina contra a rinite atrófica, a tabela de composição química e valores energéticos de alimentos para suínos e aves, a recomendação do uso de alimentos alternativos, a geração de plantéis de aves e suínos livres de patógenos específicos, o aprimoramento das técnicas de inseminação artificial em suínos, o início das análises econômicas dos sistemas de produção de aves e suínos nas principais regiões produtoras do Brasil e o desenvolvimento de equipamentos e edificações para avicultura e suinocultura.

Entre 1978 e 1992, o centro de pesquisa em Concórdia também coordenou o Programa Nacional de Pesquisa em Suínos e Aves. Isso permitiu à Embrapa Suínos e Aves produzir a primeira caracterização dos sistemas de criação usados pelos produtores e identificar as principais demandas técnicas e econômicas das duas atividades.

Das centenas de tecnologias desenvolvidas pela Embrapa Suínos e Aves desde 1975 nas áreas de produção ou sanidade animal e em meio ambiente, duas são as mais conhecidas pelo público em geral: o suíno light MS58 e a poedeira colonial Embrapa 051.

12 de junho de 2023 /EMBRAPA /Brasil.
https://www.embrapa.br

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Artigos relacionados

Bem vindo a 3tres3

Conecte-se, compartilhe e interaja com a maior comunidade de profissionais da suinocultura.

Já somos 153644 Usuários!

Cadastre-seJá é usuário?

tags