As Secretarias de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Economia, em coordenação com a Organização Mexicana de Suinocultores (Opormex), lançaram o Instituto Mexicano de Suinocultura (IMS), que visa promover a pesquisa científica e tecnológica e aproximar dos pequenos e médios produtores.
O novo órgão será fundamental para promover uma maior padronização das normas sanitárias e das boas práticas pecuárias, em benefício direto dos consumidores nacionais e internacionais. Com a criação do IMS, as rotas serão redefinidas e novos horizontes serão criados para promover histórias de sucesso para a indústria e produtores de suínos, bem como para consolidar o México como uma entidade global preponderante na produção de produtos suínos de alta qualidade.
O presidente do Opormex, Heriberto Hernández Cárdenas, especificou que o Instituto, além de servir de elo entre os suinocultores mexicanos, tem o objetivo de promover os benefícios da carne suína entre a população, com argumentos baseados na ciência e, assim, banir mitos que cercam a área.
Ele ressaltou que vão divulgar os processos de melhoria que realizam para cumprir as boas práticas regulamentadas pelo Ministério da Agricultura, por meio da Senasica, bem como o compromisso da indústria com o meio ambiente.
No que diz respeito ao trabalho interno, anunciou que vão prestar assessoria, formação e aproximar a inovação tecnológica dos produtores que operam com processos tradicionais.
Ressaltou que para reduzir o custo desses processos tecnológicos para os pequenos e médios suinocultores, o Instituto servirá como validador e gerador de modelos padrão, que permitirão ter as ferramentas necessárias para melhor competir no mercado nacional e aventurar no mercado internacional.
3 de fevereiro de 2022/ Senasica/ México.
https://www.gob.mx/senasica