Segundo informações publicadas em vários meios de comunicação franceses, após o anúncio, em agosto passado, da saída progressiva de Bigard do Marché du Porc Breton (MPB), foi agora a Cooperl, líder francesa na produção de suínos, quem anunciou aos seus membros a sua saída do MPB.
A saída destes dois líderes enfraqueceria um dos principais papéis do MPB, uma vez que fornece uma referência de preços para suínos, definida de forma coletiva e transparente e que é amplamente seguida em todos os outros métodos de comercialização na França.
E também altera a fixação do preço de referência nacional mais em termos de representatividade do que de volumes trocados (os volumes trocados na MPB representam apenas uma fração minoritária do mercado francês (6% em 2022)).
Em 2022, foram vendidos no MPB um total de 1.360.508 suínos, dos quais apenas 0,69% foram adquiridos pela Cooperl e 18,78% pela Bigard.
A partir de agora apenas três compradores se reunirão semanalmente no MPB para participar da definição da cotação: JPA (subsidiária da Agromousquetaires/Intermarché), Kermené (subsidiária da E.Leclerc) e o grupo Bernard Jean Floc'h.
02 de novembro de 2023/Redação 333.