A Administração Veterinária e Alimentar dinamarquesa visitará 400 granjas de suínos entre janeiro e julho deste ano para verificar se os suinocultores fizeram o suficiente para evitar a mordedura de cauda entre seus animais.
O corte de cauda só será permitido se o suinocultor tiver documentação por escrito de que esforços estão sendo feitos para reduzir a caudofagia.
Tendo em conta que existem muitos fatores que afetam a mordedura da cauda entre os suínos e que, por exemplo, a presença ou ausência de material de enriquecimento pode ajudar a limitar o stress nos suínos, reduzindo assim o risco de mordedura da cauda e aumentando o bem-estar animal, a Administração irá verificar se o produtor de suínos tiver realizado a avaliação de risco das condições que podem prevenir a mordedura da cauda e, portanto, reduzir a necessidade de corte da cauda.
Se não houver caudofagia e a avaliação de risco também mostrar que o risco é baixo, o produtor deve desenvolver um plano de ação descrevendo como introduzir gradualmente suínos com cauda intacta.
Antecedentes:
O corte rotineiro da cauda de suínos é proibido na UE. Em 2019, tornou-se obrigatório para os suinicultores documentar por escrito a extensão da mordedura de cauda em suas granjas e preparar uma avaliação de risco e plano de ação associado que possa contribuir para reduzir a incidência da caudofagia. Os padrões devem contribuir para mais suínos com caudas intactas.
14 de fevereiro de 2023/ Fødevarestyrelsen/ Dinamarca.
https://www.foedevarestyrelsen.dk