No mundo, entre 2016 e 2018, houve uma queda de 27% no uso de antimicrobianos em animais, segundo dados reportados à Organização Mundial de Saúde Animal (OMS, fundada como OIE).
Progresso semelhante foi observado no uso de antibióticos como promotores de crescimento. Há muito considerado uma forma comum de aumentar a produtividade de animais, o uso de antibióticos em animais saudáveis para promover seu crescimento não é mais uma prática comum em quase 70% dos países que participaram da coleta de dados.
De acordo com um estudo publicado no The Lancet, somente em 2019, cerca de 1,27 milhão de pessoas morreram por bactérias resistentes a antibióticos. No entanto, a porcentagem exata de mortes relacionadas à resistência antimicrobiana em animais não é conhecida. Embora o fenômeno possa ter origem em populações animais, humanas ou vegetais, também representa uma ameaça para outras espécies. Para conter esta tendência de forma eficaz, todos os setores devem unir forças e promover o uso prudente de antimicrobianos.
27 de junho de 2022/ OMSA.
https://www.woah.org