X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Crise na indústria suína da China provoca queda nas importações de soja

China é o maior importador mundial de soja, respondendo por 61% do total das vendas externas por safra. A situação atual tem um impacto direto nos preços.

21 Agosto 2024
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A China é responsável por metade do consumo global de carne suína e o farelo de soja representa uma proporção significativa da dieta de animais. De acordo com o último relatório disponível do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) relativo ao ano de 2024, espera-se uma contração de 3% no consumo local de carne suína, explicada em parte pela desaceleração econômica que o gigante asiático enfrenta, durante este ano.

Além disso, os estoques sofreram uma redução significativa em relação aos elevados níveis alcançados nos anos anteriores. Durante 2023, com mais de 717 milhões de cabeças, a ampla oferta de carne suína levou a preços deprimidos ao longo do ciclo e, segundo o Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da China (MARA), os produtores de carne suína não teriam sofrido perdas tão importantes sustentadas desde 2014. Esta situação tendeu a piorar com a incidência da peste suína africana, que em conjunto levou a uma taxa significativa de liquidez de suínos no ano passado, uma tendência que continuou durante o primeiro semestre de 2024.

Entre janeiro e junho deste ano, o abate de suínos ascendeu a 160 milhões de cabeças, os mesmos números do primeiro semestre do ano passado, sendo assim a taxa de liquidez mais importante em pelo menos quinze anos.

De acordo com a última atualização do USDA, no seu relatório de economias externas, o número de fêmeas em 2024 diminuiria 3% em relação a 2023 com 695 milhões de cabeças, sendo o nível mais baixo desde 2021, deixando os estoques mais apertados no final do ano .desde 2019 na China.

Um nível mais baixo de suínos requer, em suma, um nível mais baixo de alimento, enfraquecendo a procura de farelo de soja. O fato é que, além da queda na demanda, o gigante asiático apresenta elevados níveis de estoques de soja nos principais portos.

16 de agosto de 2024 | Bolsa de Comercio de Rosario | Argentina www.bcr.com.ar

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Artigos relacionados

Gráfico 1. Projeção de colheita dos principais produtores mundiais de milho e soja – safra 2024/25 x ciclo 2023/24 – última atualização: 12 de agosto de 2024. Elaborado pelo Departamento de Economia e Inteligência de Mercado da 333 com dados da FAS – USDA.

Milho e soja: projeções para safra 2024/2025 USDA – agosto 2024

15-Ago-2024

Em comparação com o relatório de Julho, foram feitos cortes na produção de milho na União Europeia e na Ucrânia, enquanto as estimativas melhoraram para os Estados Unidos e Argentina. Em relação à soja, as projeções globais em termos de produção, comércio internacional e estoques finais aumentaram, o que seria apoiado por aumentos na colheita e nas exportações dos EUA.