Um surto de peste suína africana (PSA) foi confirmado em uma granja de suínos com cerca de 24.000 suínos em Yeongcheon, Gyeongsangbuk-do, em 15 de junho. Este é o quarto surto em uma granja na Coreia do Sul este ano e o primeiro em cerca de um mês desde que o surto ocorreu em Cheorwon, província de Gangwon, em 21 de maio.
Os ministérios relevantes e os governos locais reuniram-se para analisar a situação do surto de PSA e as medidas de quarentena. Serão realizadas inspecões detalhadas em cinco granjas de suínos dentro da zona de quarentena (raio de 10 km da granja do surto) e em 42 granjas de suínos com uma relação epidemiológica com a granja do surto, e num veículo que entrou e saiu do frigorífico que transportou suínos da granja do surto. Estão previstos testes clínicos em 546 granjas suinícolas.
No que diz respeito à oferta e procura de carne suína, os animais abatidos devido ao surto representaram apenas 0,2% do número total de suínos, pelo que o impacto na oferta e procura doméstica da proteína suína não deverá ser significativo.
16 de junho de 2024/ Ministry of Agriculture, Food, and Fisheries/ Coreia do Sul.
https://www.mafra.go.kr