No último Conselho de Ministros da Agricultura que ocorreu no início desta semana, França e Espanha reiteraram sua preocupação com a disseminação concomitante de várias doenças epizoóticas em larga escala, principalmente doenças transmitidas por vetores. Dadas as consequências econômicas e de saúde dessas doenças para os produtores, a disponibilidade de volumes suficientes de vacinas seguras e eficazes é uma questão crucial para controlar a disseminação dessas doenças, limitar seu impacto e garantir a segurança do comércio de animais vivos. Os bancos de antígenos ou vacinas são ferramentas, juntamente com outras, para garantir a capacidade de resposta e a disponibilidade das vacinas em nível da UE.
Solicitamos que seja considerada uma abordagem coordenada em nível da UE para antecipar as necessidades de vacinas e trabalhar para melhorar a disponibilidade (em relação à quantidade e ao atraso) de vacinas no setor de saúde animal.
Esta questão é mais uma evidência da importância de apoiar, agora e no futuro, uma abordagem coordenada a nível europeu para a saúde animal.
22 de outubro de 2024/ Consilium/ União Europeia. https://www.consilium.europa.eu