Milho
Como as exportações de milho da Ucrânia estão atualmente restritas devido à guerra, a China parece estar procurando outros fornecedores no mercado mundial. Nesse sentido, o Brasil pode ser um bom candidato a fornecedor alternativo durante o restante da campanha 2021/22, bem como na nova safra 2022/23, uma vez que a produção se recuperou em relação ao ciclo anterior e espera-se que a oferta exportável é suficiente até o final do ano civil. Além disso, a produção e as exportações para a nova campanha estão previstas para um novo nível recorde.
Em 23 de maio, China e Brasil anunciaram que haviam assinado um protocolo sobre exigências fitossanitárias, que permitiria a exportação de milho brasileiro para a China. No entanto, no caso de grandes volumes serem comercializados, uma reconfiguração dos fluxos de comércio de grãos poderia ser esperada em todo o mundo.
Soja
Tanto o óleo de soja quanto o petróleo exibiram aumentos dramáticos de preços ao longo de 2022. Precisamente no início de junho, os preços do óleo de soja subiram mais de um terço nos Estados Unidos e 20% na América do Norte. Isso ocorre paralelamente ao aumento do preço do petróleo, que aumentou 45% no mesmo período.
Agora, na primeira década dos anos 2000, o aumento dos preços da energia foi o principal impulsionador dos preços dos óleos vegetais. No entanto, a situação atual é diferente, pois o aumento do preço do petróleo reflete a escassez de oferta mundial, que é consequência das secas que afetaram a produção no Canadá e na América do Sul, que juntamente com os eventos que ocorrem na Ucrânia e as políticas de restrição comercial em alguns países reduziram os estoques disponíveis para exportação. Embora nenhum dos mercados esteja afetando diretamente os preços do outro, os valores mais altos de energia podem eventualmente elevar ainda mais os preços da soja, pois seu consumo para uso de energia seria estimulado.
Redação Departamento de Análise Econômica da 333 América Latina com dados de | USDA | Estados Unidos https://apps.fas.usda.gov/