O Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, disponibilizou no da 14/07/2022 o Boletim do Suíno de junho de 2022.
Segue alguns trechos:
Mercado em junho
Os preços médios do suíno vivo em junho apresentaram movimentos de alta frente aos de maio. Por outro lado, na comparação anual, a média de junho ainda está inferior à do mesmo mês de 2021, em termos nominais.
Preços e exportações
Após recuarem em maio, os embarques brasileiros de carne suína in natura voltaram a aumentar em junho. A receita em moeda nacional também cresceu significativamente no período, atingindo o melhor resultado desde outubro/21.
Relação de troca e insumos
A forte alta no preço do suíno vivo frente ao leve aumento no valor do farelo de soja e desvalorização do milho, principais insumos da atividade, favoreceu a relação de troca do suinocultor paulista frente a esses produtos em junho. Trata-se do quarto mês consecutivo de melhora na relação de troca, cenário que alivia a pressão sobre as margens da atividade.
Carnes concorrentes
Os preços da carne suína avançaram em junho, ao passo que os valores das proteínas bovina e de frango se enfraqueceram. Diante disso, a competitividade da proteína suína caiu frente às concorrentes.
14 de julho de 2022 /CEPEA /Brasil.
https://www.cepea.esalq.usp.br