O Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, disponibilizou no dia 09/08/2022 o Boletim do Suíno de julho de 2022.
Segue alguns trechos:
Mercado em julho
Apesar do recuo nos preços do suíno vivo na segunda quinzena de julho, na média do mês, o preço do animal posto na indústria ainda superou a de junho, sendo também a quinta alta mensal consecutiva, em termos nominais.
Preços e exportações
As vendas externas dos produtos suinícolas in natura tiveram forte incremento de junho para julho. No entanto, o preço pago pela tonelada da carne brasileira no mercado internacional recuou.
Relação de troca e insumos
A queda no preço do milho e a valorização do suíno vivo entre junho e julho sustentaram, pelo quinto mês consecutivo, um cenário mais favorável ao produtor. No caso do farelo de soja, os valores registraram avanço, mas de forma menos intensa que o animal vivo.
Carnes concorrentes
Os preços médios de julho das carnes suína, de frango e bovina, todas comercializadas no atacado da Grande São Paulo, registraram altas frente aos de junho. O movimento de avanço nos valores da proteína suína esteve mais intenso.
Boletim completo: Boletim-Julho-CEPEA.pdf
09 de agosto de 2022 /CEPEA /Brasil.
https://www.cepea.esalq.usp.br