O ICA, em conjunto com Porkcolombia, verificou que uma grande área do país, onde se concentra a produção de suínos modernizada, já está livre do vírus causador da doença de Aujeszky.
Levando em consideração que as coletas sorológicas de vigilância ativa e atenção às notificações realizadas desde 2015 produziram resultados negativos e que também foram atendidas as diretrizes da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), o ICA conseguiu demonstrar a ausência de atividade viral, o que permitiu a autodeclaração desta área da Colômbia como livre da doença de Auyeszky.
A zona livre é composta por Antioquia (exceto Urabá e Bajo Cauca Antioqueños), Boyacá, Caldas, Caquetá, Cauca (norte e centro), Casanare (sul), Chocó, Cundinamarca, Huila, Meta, Quindío, Risaralda, Santander, Tolima e Vale do Cauca.
“Esta área tem uma população aproximada de 2.700.000 suínos, em cerca de 37.000 granjas e abriga 95% da produção técnica do país, os principais núcleos genéticos e as frigoríficos de processamento e exportação de suínos”, disse o Gerente geral da ACI, Deyanira Barrero León.
06 de agosto de 2020 / ICA/ Colômbia.
https://www.ica.gov.co