A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveu uma live, na terça (18), para discutir o papel das Comissões para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadecs) no sistema de integração vertical da suinocultura.
As Cadecs são comissões responsáveis por balizar a relação contratual entre agroindústria e produtor, segundo prevê a Lei de Integração (13.288/2016). Elas são formadas pelos dois elos da cadeia produtiva para promover a transparência nas negociações e discutir assuntos importantes para o consenso nas decisões.
O debate foi conduzido pelo assessor técnico da Comissão Nacional de Aves e Suínos da CNA, Rafael Ribeiro, e teve a participação dos consultores da entidade, Iuri Machado e Thiago Carvalho.
Segundo Thiago, a Cadec é o coração da Lei da Integração, um órgão deliberativo e consultivo e o principal instrumento que vai gerir de maneira coletiva a relação entre integradora e produtor.
Já Iuri Machado destacou as bases práticas para o bom funcionamento de uma Cadec, sendo a primeira delas a simetria de informações, que só é garantida quando a Comissão tem acesso ao Relatório de Informações da Produção Integrada (RIPI), que possibilita ao integrado saber os seus resultados técnicos, a qualidade dos insumos fornecidos pela integradora, além de permitir conferir o valor exato que deve receber.
18 de outubro de 2022 /CNA /Brasil.
https://cnabrasil.org.br