O preço dos suínos vivos continuou em um nível baixo recentemente. A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma afirmou que vai iniciar o segundo lote do trabalho de recolha e armazenamento da reserva central de carne suína e orientar as regiões locais a comprar e armazenar simultaneamente. Esta é uma medida importante para empurrar o preço do suíno vivo para uma faixa razoável.
Segundo dados do National Bureau of Statistics, o preço do suíno no final de junho caiu 3,5% em relação ao mês anterior. De acordo com o monitoramento da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, de 26 a 30 de junho, a relação média nacional do preço do suíno e do grão foi inferior a 5:1, entrando na faixa de alerta precoce de primeiro nível para declínio excessivo. De acordo com o monitoramento do Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais, em 4 de julho, o preço médio da carne suína no mercado atacadista de produtos agrícolas nacionais era de 18,92 yuans/kg, uma queda de 27% em relação ao final do ano passado.
No primeiro semestre do ano, quando a suinocultura geralmente perde dinheiro, o armazenamento é propício para proteger a pressão de queda nos preços do suíno, liberando sinais positivos de política, orientando as expectativas dos produtores e evitando quedas excessivas e rápidas nos preços do suíno. No entanto, o principal fator que afeta os preços ainda é a oferta e a demanda. A compra e o armazenamento de um único lote são muito pequenos em comparação com a oferta do mercado e não alteram a estrutura geral de oferta e demanda. Atualmente, a oferta de suínos vivos ainda é elevada. Além disso, julho e agosto são o período de entressafra para o consumo de carne suína. O baixo preço dos suínos pode ser difícil de reverter no curto prazo. Ao mesmo tempo, alguns produtores estão otimistas com a evolução dos preços ao longo do ano. Eles acham que com a chegada do pico de consumo no final do terceiro trimestre, o preço do suíno deve subir gradativamente e não estão dispostos a reduzir significativamente a produção.
11 de julho de 2023/ New Rural Business Network/ China.
https://nc.mofcom.gov.cn/