De acordo com informações publicadas no boletim Notícias do Exterior do Ministério da Agricultura espanhol, o Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da China (MARA, sigla em inglês) informou que a produção de grãos vai aumentar substancialmente este ano, em resultado das chuvas, verão persistente e eventos de outono, que causaram inundações nas províncias de Shanxi e Shaanxi, e afetarão a colheita de grãos no outono.
Assim, de acordo com as declarações, “a produção de cereais deste ano vai bater outro recorde e ficará acima de 650 milhões de toneladas pelo sétimo ano consecutivo”. A produção de cereais de verão deste ano de 2021 foi de 145,8 milhões de toneladas, o que representou um aumento de 2,97 milhões de toneladas em relação ao ano passado.
Apesar das chuvas que atingiram as províncias centrais durante os primeiros dias de outubro e fizeram transbordar o Weihe, afluente do Rio Amarelo, danificou 367.000 hectares de grãos e inundou outros 200.000 hectares de terras agrícolas, essa perda foi compensada pelo aumento da produtividade em outras áreas de produção de grãos, como as províncias do nordeste. Segundo o ministério chinês, cerca de 6,67 milhões de hectares de lavouras foram afetados.
4 de novembro de 2021/ Boletim de Noticias do Exterior-MAPA/ Espanha.
https://www.mapa.gob.es