Em 2019, o programa piloto foi lançado nas províncias do centro e do sul, o que levou a uma melhor biossegurança e a uma situação de peste suína africana (PSA) geralmente estável nessas regiões. O plano de zoneamento atual para doenças animais divide todo o país em cinco regiões principais.
O plano visa fortalecer a prevenção e o controle da PSA e de outras doenças animais em nível regional. Promove mecanismos aprimorados de resposta a emergências e rastreabilidade. Os dados de notificação de doenças animais também devem ser fortalecidos. O país promove a criação de áreas livres de PSA.
O plano prevê uma melhor supervisão do transporte de suínos e promove a troca do transporte do animal vivo pela carcaça. A indústria de abate deve ser otimizada com o aumento da capacidade de abate e processamento nas principais áreas de produção de suínos, de forma que os animais possam ser abatidos mais perto de onde são criados. Nenhum suíno em acabamento deve ser transportado para fora das regiões designadas. O país busca implementar um sistema de registro de veículos de transporte de suínos e estimular uma boa biossegurança.
April 22, 2021/ 333 Staff with information from the Ministry of Agriculture and Rural Affairs of the People's Republic of China.