O SAG atualizou as normas de biosseguridade para os setores de suínos e aves, por meio de resoluções núm. 8057/2024 e núm. 7695/2024, respectivamente, a fim de prevenir doenças, melhorar a rastreabilidade e promover o bem-estar dos animais em ambos os setores. Estas medidas buscam fortalecer a proteção do patrimônio zoossanitário nacional e alinhar-se aos padrões internacionais da Organização Mundial de Saúde Animal (OMS).
A resolução para o setor suíno estabelece um sistema abrangente de biosseguridade para diferentes tipos de produtores (industriais e não industriais), que inclui melhorias na infraestrutura, protocolos de desinfecção, controle de pragas e gestão de resíduos, com medidas graduais a serem implementadas ao longo de um período de tempo .período de até 12 meses. Para o setor avícola, foi atualizado o manual de biossegurança para pequenos produtores da Agricultura Familiar Camponesa e estabelecimentos industriais, com novas medidas de isolamento, higiene e verificação de conformidade.
Estas ações reforçam o compromisso do Chile com a segurança alimentar e a competitividade dos seus setores suínos e avícolas, que apresentaram um crescimento sustentado em 2023. As novas regulamentações procuram garantir elevados padrões de saúde e bem-estar animal em toda a cadeia produtiva a nível nacional e internacional. .
Dezembro de 2024 | Chile carne | https://www.chilecarne.cl/