O Serviço Agropecuário está em estado de alerta e acionou todos os protocolos estabelecidos após a entrada da Peste Suína Africana, PSA, na República Dominicana, primeiro país da América a relatar a presença desta doença em 11 de suas províncias. O Serviço pede aos passageiros que entrarem no país para não trazerem produtos de origem animal, pois o Chile está livre desta doença que tem causado graves perdas econômicas em todo o mundo.
O SAG está redobrando a fiscalização realizada nos controles de fronteira, especialmente nos voos da República Dominicana, Panamá e Caribe. Isso porque, embora o Chile não importe produtos suínos da República Dominicana, a doença poderia entrar em nosso território por meio de produtos infectados transportados por viajantes internacionais.

Paralelamente, as ações de vigilância clínica têm sido intensificadas em suínos de granjas comerciais, suínos criados para subsistência e abatedouros. O SAG alerta os proprietários de suínos a estarem vigilantes e a comunicarem ao Serviço o aparecimento de qualquer um dos seguintes sintomas nos seus animais: elevado número de mortes súbitas; manchas vermelhas no corpo e diarreia escura.
9 de agosto de 2021/ SG/ Chile.
https://www.sag.gob.cl/