A Comissão Europeia reconheceu oficialmente a Sardenha e a Suécia como livres da peste suína africana (PSA), através de uma revisão do plano de regionalização da UE.
Na Sardenha, isto marca o fim de um surto de PSA genótipo I, que começou em 1978. A eliminação da doença foi alcançada graças a um programa rigoroso de erradicação e controle, apoiado pela UE e liderado por uma equipa de especialistas nacionais e regionais. As medidas tomadas incluem, nomeadamente, o reforço da vigilância dos javalis e dos suínos domésticos, juntamente com medidas de biosseguridade, bem como a formação de operadores como criadores e caçadores.
Na Suécia, a certificação “livre de PSA” foi obtida um ano depois da doença ter sido detectada pela primeira vez num javali morto no condado de Västmanland. Este resultado deve-se à rápida implementação pelas autoridades suecas de medidas para controlar e erradicar a doença, adaptadas às recomendações da Equipa de Emergência Veterinária da UE (EUVET). Nenhum novo caso foi registado na Suécia desde a breve epidemia de agosto-setembro do ano passado.
24 de setembro de 2024/ CE/ União Europeia.
https://ec.europa.eu/