Os conselheiros do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do RS (Fundesa-RS) aprovaram nesta semana a aquisição dos animais que funcionarão como sentinelas na propriedade que registrou um caso da Doença de Aujeszky em São Gabriel no fim do ano passado.
Ao todo cinco suínos com até 60 dias de idade e oriundos de Granjas de Reprodutores Suínos Certificadas (GRSC) serão encaminhados à propriedade para a comprovação da ausência de atividade viral. Conforme Gabriela Cavagni, do Programa Nacional de Sanidade Suína na Secretaria da Agricultura, o procedimento é relativamente rápido. “Serão realizados dois testes sorológicos, com intervalo entre 14 e 21 dias entre eles. Caso os dois testes sejam negativos, o foco poderá ser considerado encerrado.”
O caso isolado foi registrado no final do mês de dezembro de 2022 e mobilizou todo o setor de sanidade do Rio Grande do Sul, tendo uma rápida solução e a realização de sorologia em mais de 100 propriedades localizadas no entorno do caso, num raio de cinco quilômetros.
18 de abril de 2023 /FUNDESA /Brasil.
http://fundesa.com.br