Em uma reportagem publicada pela BBC News na última terça-feira, (19/01), especialistas preveem uma queda histórica no consumo de carne bovina no Brasil durante o ano de 2021. Em decorrência de fatores econômicos como oferta interna restrita e alta demanda de exportações para a China, o preço da carne bovina tende a continuar em movimento de alta. Notícia não muito positiva para os consumidores que enfrentam um cenário de diminuição de renda, o que segundo a publicação, levará a uma queda no consumo dessa proteína a níveis anteriores a década de 1990.
Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o consumo brasileiro de carne bovina foi de 29,3 quilos por habitante em 2020, uma queda de 5% em relação aos 30,7 quilos por habitante de 2019, ano em que o consumo já havia recuado 9%. O patamar de 2020 é o menor da série histórica da Conab, que tem início em 1996 e representa uma redução de 13,5 quilos por habitante em relação ao ponto máximo da série, de 42,8 quilos por habitante em 2006.
Nesta conjuntura, outras proteínas ganham ainda mais competitividade e espaço de crescimento, tanto pelo custo benefício quanto pela qualidade, tornando o momento favorável para levar ainda mais carne suína até a mesa do consumidor.
20 de janeiro de 2021 / BBC News / ABCS / BRASIL.
http://abcs.org.br/