Segundo a Interporc (Organização Interprofissional Agroalimentar da Carne Suína de Revestimento Branco) com base nos últimos dados do Painel de Consumidores do Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação (MAPA), a carne suína representa 42% de toda a carne consumida nos lares espanhóis, consolidando-a como a opção de carne preferida dos consumidores espanhóis.
Os números mostram que o consumo total de carne suína fresca e processada em Espanha ultrapassou as 817 mil toneladas. Um valor que consolida a mudança de tendência de consumo ocorrida em 2023, ano em que, depois de vários anos de queda, o consumo de carne suína aumentou ligeiramente, fixando-se nas 807,6 mil toneladas.

A evolução do consumo das famílias teve muito a ver com este aumento, onde a carne suína foi a que mais cresceu entre todos os grupos de carnes, com um crescimento de 3,5% nas carnes frescas e de 0,8% nas carnes processadas face ao ano anterior. De fato, os gastos com carne suína fresca também registaram o maior crescimento entre todos os tipos de carne adquiridos pelos consumidores espanhóis para consumir em casa.
Um aumento que fez com que as despesas das famílias com carne e derivados atingissem 7.707 milhões de euros, o que representa mais de 47% da despesa total com carne e derivados e 9,2% da despesa total com alimentação e bebidas.
19 de fevereiro de 2025/ Interporc/ Espanha.
https://interporc.com