O Memorando de Entendimento visa estabelecer os termos e condições para a exportação ao Estado Brasileiro de fertilizantes e suas matérias-primas, produzidos pelo Estado Boliviano por meio de suas empresas.
Por outro lado, será realizada a identificação de insumos e produtos agrícolas, pecuários e agroindustriais de origem brasileira e boliviana, que poderá ser solicitada pelas partes, a fim de estabelecer a viabilidade da importação, exportação e condições comerciais .
Da mesma forma, entre os pontos mais importantes, o memorando de entendimento busca promover e implementar a cooperação técnica e científica através do intercâmbio tecnológico, pesquisa, desenvolvimento e inovação entre as partes, nas áreas de agricultura, pecuária, piscicultura, silvicultura, insumos agrícolas. e agroindustrial, considerando principalmente o melhoramento de plantas nas culturas de soja, dendê e algodão e a possibilidade de implantação de laboratório de biotecnologia.
O presidente da Bolívia, Luis Arce, destacou que o país tem alta capacidade produtiva, por isso é importante o intercâmbio e o apoio binacional entre Bolívia e Brasil, "somos os maiores produtores de alimentos da América do Sul, temos condições, água doce, terras , capacidade empresarial e nossos pequenos produtores que estão dispostos a contribuir para que a América do Sul se torne aquele lugar que pode alimentar todos que precisam”, disse o presidente.
09 de julho de 2024 | Ministério de Desenvolvimento Rural e Terras da Bolívia | www.ruralytierras.gob.bo