A Agência Federal da Bélgica para a Segurança da Cadeia Alimentar (FAVV) deu um passo importante com a Administração Geral das Alfândegas da China (GACC) no sentido de aumentar a exportação de produtos belgas de carne suína para a China. Após extensas negociações. Trata-se de produtos como as pés suínos, pouco consumidas na Bélgica mas muito populares na China.
Quando a Peste Suína Africana surgiu na Bélgica em 2018, muitos países terceiros, incluindo a China, impuseram restrições ao comércio de carne suína belga. Foram necessários anos de negociações para que a maioria dos países levantasse o embargo. A carne suína belga foi novamente aprovada para exportação para a China a partir do início de 2024. A prorrogação deste acordo abre a porta a mais oportunidades de exportação para o setor suinícola belga.
De acordo com David Clarinval, Ministro Federal da Agricultura, “ao promover o acesso dos produtos belgas ao mercado chinês, os produtores podem pedir um melhor preço para todos os seus produtos”.
08 de novembro de 2024/ FAVV/ Bélgica.
https://favv-afsca.be