Atualmente, a criação de suínos na Rússia está se desenvolvendo ativamente, devido aos interesses dos investidores. Nos últimos 5 anos, a produção aumentou 1,3 vezes em 1,2 milhão de toneladas.
O nível de auto-suficiência em 2019 atingiu 103%. A tendência positiva continuou no ano atual: em janeiro-março, a produção suína em todas as categorias de granjas totalizou 1,28 milhão de toneladas, 11,3% ou 130,6 mil toneladas a mais que no mesmo período do ano passado. Segundo previsões do Ministério da Agricultura da Rússia, até 2025, é esperado um aumento no volume de produção de pelo menos 760 mil toneladas devido a projetos já anunciados.
O setor enfrenta uma tarefa importante: passar da substituição acelerada de importações para o aumento de suprimentos no exterior e entrar em novos mercados. De janeiro a maio deste ano, as importações diminuíram 94% e somaram apenas 3,5 mil toneladas. Ao mesmo tempo, a exportação de carne suína russa cresce anualmente e até 2024 pode ser aumentada para 360 mil toneladas.
Uma ampla gama de medidas de apoio estatal está disponível para produtores agrícolas, incluindo empréstimos de investimento preferencial para a compra de máquinas e veículos especializados, produtos de linhagem e um estoque de criação híbrido, bem como empréstimos para a compra de animais jovens, alimentos para animais, preparações veterinárias e pagamento de prêmios de seguro.
Além disso, o mecanismo de seguro de animais funciona efetivamente - isso é especialmente importante, levando em consideração que os principais riscos do subsetor estão relacionados à situação epizoótica.
30 de junho de 2020 / Ministério da Agricultura da Federação Russa.
http://mcx.ru