O Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Vegetal (APHIS) do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) está compartilhando atualizações importantes sobre a detecção de HPAI H5N1 em uma operação de fazenda de quintal no Condado de Crook, Oregon.
Em 30 de outubro, o USDA APHIS anunciou que a gripe aviária H5N1 foi detectada em um suíno de uma criação de subsistência, e que dois animais testaram negativo e que estavam pendente os resultados de dois animais. O USDA National Veterinary Services Laboratories (NVSL) concluiu os testes e confirmou que um testou positivo e atendeu à definição de caso clínico para HPAI H5N1. O sequenciamento desta amostra positiva, embora incompleto devido ao baixo nível do vírus, indica infecção do genótipo D1.2 do H5N1.
Como a quantidade de vírus dos suínos infectados era muito baixa, apenas sequências genômicas parciais puderam ser extraídas de uma das duas amostras, e essas sequências indicam infecção com o genótipo D1.2 do H5N1. O APHIS e o Departamento de Agricultura do Oregon também haviam compartilhado anteriormente que o H5N1 havia sido detectado em aves na mesma fazenda; as amostras das aves também tinham o genótipo D1.2.
O sequenciamento genômico de amostras de aves migratórias na área mostrou sequências muito semelhantes, o que aumenta a probabilidade de que os suínos e aves nesta fazenda tenham sido infectados após entrarem em contato com aves migratórias infectadas, não com gado leiteiro ou outros animais.
Esta criação é uma operação não comercial, e os animais não eram destinados ao fornecimento comercial de alimentos. Não há preocupação sobre a segurança do fornecimento de carne suína do país com o resultado desta descoberta.
06 de novembro de 2024/ USDA/ Estados Unidos.
https://www.aphis.usda.gov