Os Emirados Árabes Unidos aceitaram a proposta de certificado sanitário para exportação de carne suína resfriada e congelada da República Argentina.
Ressalte-se que embora o consumo de carne suína e produtos contendo derivados de porco seja proibido pela religião muçulmana, os Emirados Árabes Unidos permitem a importação de carne suína e produtos que a contenham, para serem comercializados e consumidos por estrangeiros residentes naquele país. Dessa forma, é necessário apenas ter um certificado de saúde (o certificado Halal não é necessário).
Estima-se que os Emirados importem anualmente 15.000 t de carne fresca e subprodutos. Em 2019, o valor das importações de carne suína nos Emirados chegou a US $ 37,3 milhões.
No ano passado, a Argentina exportou 25.877 t de carne suína ao mundo por um valor total de US $ 55,88 milhões, o que representou um aumento de 96% em relação a 2019. Seu principal destino foi a China, com US $ 51,35 milhões (22.553 toneladas) representando 92% dos embarques fora do país. É seguido em menor medida pela Rússia e pela Geórgia.
06 de março de 2021/ Ministério da Agricultura/ Argentina.
https://www.magyp.gob.ar/