Maio é o mês em que, sazonalmente, é exportada maior tonelagem do complexo soja, e neste ano foram enviadas ao exterior mais de 5,1 Mt, acima da média dos últimos dez anos para o mês, o maior volume desde 2020 e 60 % a mais que no ano passado.
Do total de toneladas embarcadas em maio, pouco mais de 3Mt correspondem a farelo de soja destinado principalmente à Turquia e Sudeste Asiático, enquanto 543 mil toneladas de óleo de soja foram exportadas para a Índia como destino preferencial e, por fim, 1,4Mt de soja foram embarcadas e quase exclusivamente partiu para a China.
O alinhamento da segunda quinzena de junho até o momento indica que os navios deverão ser carregados com 2,8 Mt correspondentes ao complexo soja. Destas, 700 mil toneladas correspondem ao grão que iria para a China, 1,6 Mt a farelo de soja e mais de 400 mil toneladas de óleo. Se finalizado, junho terminaria com 4,6 Mt embarcadas correspondentes ao complexo, bem acima da média dos últimos 10 anos.
No caso do milho, foram embarcadas mais de 3Mt do cereal em maio, acima da média do mês dos últimos dez anos e os embarques acumulados já estão acima da média. O milho argentino é atualmente o mais competitivo do mercado FOB.
14 de junho de 2024 | Bolsa de Comercio de Rosario | Argentina www.bcr.com.ar