O Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa) atualizou seu Sistema Nacional de Notificação de Doenças Animais. Os regulamentos incluem critérios e ferramentas atuais para a notificação de doenças animais e seu registro para facilitar e otimizar esse processo e reduzir o grau de subnotificação.
A nova resolução relaciona, em listas diferentes, as doenças sobre as quais o SENASA deve ser informado. A primeira lista inclui as doenças de notificação imediata, algumas delas ausentes na Argentina, como febre aftosa, peste suína africana ou gripe aviária; outros com alto impacto no comércio internacional; e outros presentes, com consequências importantes para a saúde animal e / ou humana, como raiva ou carbúnculo. Além de listar os nomes das doenças e seus agentes etiológicos, a Resolução menciona os principais sinais clínicos de cada uma, para que veterinários e produtores saibam em quais situações devem notificar o Senasa.
A partir desta atualização, espera-se aumentar o acervo de informações necessárias ao delineamento de estratégias de saúde para prevenir, controlar e erradicar doenças com impacto na produção pecuária, saúde animal, saúde pública e biodiversidade.
12 de abril de 2021/ SENASA/ Argentina.
https://www.argentina.gob.ar