Em relação as medidas de prevenção para evitar a entrada no país da Peste Suína Africana (PSA), o Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Alimentar e Agrícola (Senasa) declarou um alerta de saúde através da Resolução 561.
A medida, que entrou em vigor após publicação no Diário Oficial da União, fornece os instrumentos necessários para a implementação procedimentos de fortalecimento e prevenção já existentes em todo o país, para reduzir o risco de entrada, exposição e disseminação de PSA em hospedeiros suscetíveis, como suínos domésticos, selvagens e javalis.
A declaração de alerta preventiva de saúde está aplicando o que foi resolvido em nível regional no Comitê Veterinário Permanente do Cone Sul (CVP) - do qual o Senasa faz parte junto com seus pares do Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai e Bolívia - e na Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) das Américas. Os países da região estão estabelecendo esses alertas preventivos de saúde que, entre outras coisas, permitem dispor de forma ágil, se necessário, itens orçamentários para fazer frente a algum tipo de emergências.
A Resolução estabelece sanções para quem descumprir ou transgredir as medidas adotadas.
10 de novembro de 2021/ SENASA/ Argentina.
https://www.argentina.gob.ar