X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Aplicativo desenvolvido na USP permite aos produtores gerenciar os riscos do estresse térmico nos suínos

A expectativa é que a ferramenta contribua significativamente para a eficiência da suinocultura no Brasil, garantindo melhor qualidade de vida aos animais e maior produtividade para os criadores.

6 Fevereiro 2025
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O Brasil está entre os cinco maiores produtores de carne suína no mundo e a projeção da Companhia Nacional de Abastecimento, a Conab, é de que mais de 5,5 milhões de toneladas de carne suína sejam produzidas no País em 2025. No entanto, diversos fatores, como o calor excessivo, por exemplo, podem afetar a qualidade do produto final e diminuir a produtividade do setor.

Com o objetivo de reduzir os problemas térmicos e proporcionar melhor conforto aos animais, foi desenvolvido na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, o GRT Suínos, aplicativo capaz de analisar os riscos aos suínos e direcionar o produtor para as medidas que devem ser tomadas para saná-los.

De acordo com Fabiano Gregolin, desenvolvedor da patente e pesquisador do Grupo de Pesquisa em Bem-Estar, Ambiência e Zootecnia de Precisão (GBAZP) da Esalq, o conforto térmico é um dos principais desafios para a zootecnia. O aplicativo desenvolvido, segundo ele, foi projetado para identificar, avaliar e sugerir soluções para problemas relacionados ao estresse térmico em granjas. “O estresse térmico pode afetar diretamente a saúde, o crescimento e até a qualidade da carne. Nossa ferramenta orienta os produtores, passo a passo, gerando um relatório com análises detalhadas e sugestões de melhorias”, explica.

O público-alvo principal são produtores rurais, técnicos e gestores de granjas de diferentes portes. O aplicativo, compatível com dispositivos Android, foi projetado para ser intuitivo e acessível. O processo começa com o cadastro de informações sobre o ambiente, equipamentos e condição dos animais. Em seguida, o usuário avalia os riscos e atribui valores de impacto e probabilidade, contando com vídeos orientativos que aumentam a precisão da análise. No final, um relatório detalhado é gerado com recomendações para a melhoria do ambiente e bem-estar dos suínos.

04 de fevereiro de 2025 /USP /Brasil.
https://jornal.usp.br

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Bem vindo a 3tres3

Conecte-se, compartilhe e interaja com a maior comunidade de profissionais da suinocultura.

Já somos 160443 Usuários!

Cadastre-seJá é usuário?

tags