Segundo dados preliminares do Centro Federal de Informações Agropecuárias (BZL), na safra 2021/22 o consumo nacional de cereais caiu quase quatro milhões de toneladas, com cerca de 39 milhões de toneladas. Aproximadamente 54% do grão foi destinado à alimentação animal, ou seja, 4,6% a menos em relação ao ano anterior.
Quase 23% do consumo de cereais na Alemanha foi para a produção de alimentos (+3%), enquanto cerca de 18% (-1%) foi para usos industriais e energéticos. Sementes e perdas totalizaram quase 6%.
Na campanha 2021/22, foram utilizadas 20,9 milhões de toneladas de cereais para alimentação animal na Alemanha, cerca de 16% a menos. Destes cereais, cerca de 6,6 milhões de toneladas foram de trigo e 5,1 milhões de toneladas de cevada e milho. A redução da utilização de cereais na alimentação animal deve-se, entre outras coisas, à diminuição da produção de rações compostas em 2021/22. A produção de ração para suínos, a mais importante em termos de volume, diminuiu devido à redução do censo suíno. Outra razão para o declínio é o aumento do custo dos ingredientes. A diminuição da utilização de cevada para alimentação animal é particularmente evidente (-24%).
23 de novembro de 2022/ BLE/ Alemanha. https://www.ble.de/