O Laboratório Nacional de Referência do Instituto Friedrich-Loeffler (FLI) confirmou na quinta-feira passada (21 de novembro) um caso de peste suína africana (PSA) numa carcaça de javali encontrada a nordeste de Gransee, no distrito de Oberhavel (estado de Brandemburgo).
O distrito de Oberhavel ativou imediatamente as medidas de controle necessárias e, para determinar a extensão exata do surto, está sendo realizada uma busca intensiva na área onde a carcaça foi encontrada. Além disso, está sendo erguida uma cerca móvel e foi solicitado aos produtores de suínos da região afetada que intensificassem as medidas de biosseguridade nas suas granjas.
Segundo declarações da chefe da equipe estatal de crise para o combate à PSA, a Secretária de Estado da Defesa do Consumidor, Antje Töpfer: “Dada a distância entre o local da descoberta e as áreas infectadas na fronteira germano-polaca, suspeita-se que o salto na infecção ocorreu porque o agente patogênico se espalhou indiretamente através do comportamento humano através de objetos, alimentos ou rações contaminados. A investigação epidemiológica começou a esclarecer a rota da infecção".
Em Brandemburgo, a PSA foi até agora detectada num total de 3.427 javalis e 5 casos em suínos domésticos.
21 de novembro 2024/ MSGIV/ Alemanha.
https://msgiv.brandenburg.de/