No distrito de Groß-Gerau, um javali testou positivo para peste suína africana (PSA) pela primeira vez em Hesse. O Instituto Friedrich Loeffler (FLI) confirmou o resultado no sábado, 15 de junho. A carcaça do javali foi encontrada ao sul de Rüsselsheim, perto de uma estrada rural.
Uma zona de restrição foi estabelecida ao redor do local da descoberta num raio de cerca de 15 quilômetros. Além do distrito de Groß-Gerau, o distrito de Main-Taunus, Darmstadt-Dieburg, Offenbach-Land e as cidades de Frankfurt e Wiesbaden são afetados pela zona de restrição. Na Renânia-Palatinado, o distrito de Mainz-Bingen e a cidade de Mainz também estão num raio de 15 quilômetros.
As autoridades veterinárias dos distritos e cidades afetadas pela zona de restrição estão atualmente organizando a busca, amostragem, recuperação e eliminação de carcaças e, neste contexto, a criação de pontos de recolha de carcaças. Até agora, apenas um javali infectado foi identificado. A poucos quilômetros de distância, foram encontrados outros dois javalis mortos, que testaram negativo para o vírus.
16 de junho de 2024/ Regierungspräsidium Darmstadt/ Alemanha.
https://rp-darmstadt.hessen.de/