A partir de 1 de Janeiro de 2021, a castração de leitões na Alemanha apenas será permitida com anestesia, o que significa a eliminação total da dor. A castração cirúrgica é um dos procedimentos para garantir que a carne de porco não tenha um cheiro/gosto desagradável.
A Ministra da Alimentação e Agricultura, Julia Klöckner, aprovou o "Decreto sobre castração de leitões sob anestesia com isoflurano por pessoas qualificadas" (FerkBetSachkV), com o objetivo de garantir maior bem-estar animal a partir do início do próximo ano. Os regulamentos permitem que os agricultores e outras pessoas com conhecimento, apliquem um anestésico geral com isoflurano. Como pré-requisito, é necessário provar a experiência teórica e a prática.
O ministério alocará um total de 20 milhões de euros em 2020 para promover a compra de anestésicos e, assim, fornecer apoio financeiro aos agricultores. A partir de Fevereiro, os agricultores podem solicitar essa ajuda.
Para obter o certificado de competência e poder aplicar a anestesia, os requisitos de admissão devem primeiro ser cumpridos. Estes incluem:
- Ter completado 18 anos;
- Formação profissional ou grau relevante ou experiência profissional com leitões;
- Curso teórico;
- Exame teórico após acabar o curso;
- Práticas com supervisão de veterinário especialista;
- Exame prático.
31 de Janeiro de 2020/ BMEL/ Alemanha.
https://www.bmel.de