Em 21 de outubro de 2024, o Escritório Federal de Proteção ao Consumidor e Segurança Alimentar (BVL) da Alemanha assinou um Memorando de Entendimento (MoU) com o Instituto Chinês de Controle de Medicamentos Veterinários (IVDC) da República Popular da China. O objetivo do acordo é garantir e melhorar a cooperação no domínio da qualidade dos medicamentos veterinários.
A assinatura do memorando de entendimento abre caminho para uma maior cooperação bilateral entre o BVL e o IVDC. No futuro, ambas as autoridades pretendem trocar regularmente informações sobre a base jurídica e os requisitos de qualidade aplicáveis aos princípios ativos dos medicamentos veterinários. Outros temas importantes são: o uso de antibióticos, o gerenciamento de dados por meio de inteligência artificial (IA) e as inspeções para garantir constantemente a alta qualidade dos medicamentos veterinários.
A China é um dos maiores exportadores mundiais de insumos farmacêuticos ativos, dos quais também depende a indústria alemã para a produção de medicamentos veterinários. A China desempenha um papel particularmente importante no fornecimento de princípios ativos de antibióticos e antiparasitários para medicamentos veterinários. Por esta razão, a BVL lançou em 2016 uma iniciativa para estabelecer cooperação com as autoridades responsáveis pelos medicamentos veterinários na China. Como resultado, foram realizados vários workshops bilaterais sobre o tema.
24 de outubro de 2024/ BVL/ Alemanha.
https://www.bvl.bund.de/