O Brasil é um parceiro estratégico para o México, por isso a Senasica trabalha para facilitar o comércio e responder com mais agilidade às empresas importadoras e exportadoras de alimentos.
O sanidade é uma questão prioritária no México, por isso a agência de Agricultura mantém seu mandato legal para operar ações e programas baseados na ciência e, com isso, fornecer o mais alto nível de proteção ao campo mexicano.
O diretor geral de Saúde Animal do Senasica, Juan Gay Gutiérrez, destacou que o México importa carne de frango do Brasil e recentemente foi autorizada a importação de carne suína do estado de Santa Catarina.
O México solicitou a atualização da situação de febre aftosa das áreas brasileiras exportadoras de carne bovina e suína, com a qual a Agência da Agricultura poderia iniciar a avaliação de risco para o reconhecimento de outras áreas livres da doença no Brasil.
Da mesma forma, o Brasil solicitou a ampliação da autorização de exportação de carne suína dos estados do Paraná e Rio Grande do Sul, replicando uma estratégia semelhante à de Santa Catarina, que são regiões competitivas no mercado mundial, pois exportam carne para mais de 80 países.
O diplomata enfatizou que as fábricas dessas duas regiões estão prontas para serem auditadas pela autoridade sanitária mexicana no momento necessário.
27 de janeiro de 2023 | Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural | México. https://www.gob.mx/