Muito além da missão de fiscalizar, é dever orientar, buscar apoio e formalizar parcerias objetivando a promoção da saúde única, que é a integração entre a saúde humana, animal e ambiental, com a adoção de políticas públicas efetivas para prevenção e controle de enfermidades.
Com esse intuito, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA), através da sua Unidade Regional de Açailândia, promoveu várias reuniões com importantes instituições para organizar e cadastrar a criação de suínos. Rotineiramente, a AGED fiscaliza locais que potencialmente apresentam riscos epidemiológicos, a exemplo de lixões. E foi em uma destas fiscalizações, como explica a fiscal estadual agropecuária Fernanda Albuquerque, que se achou criação de suínos no entorno do lixão.
Além da reunião com a Secretaria Municipal de Agricultura de São Francisco do Brejão, a AGED também se reuniu com representantes do Banco do Nordeste, que na ocasião apresentou as linhas de créditos feitas pelo banco. A AGED, por sua vez, expôs as exigências sanitárias para cada espécie e, principalmente, destacou a importância do cadastro desses criadores. Após as reuniões institucionais a AGED realizou os primeiros cadastros dos criadores de suínos. Os fiscais da Agência fizeram todo trabalho de orientação, explicando dos riscos na criação, as condições higiênicas e sanitárias dos criatórios, as vacinações, a alimentação adequada e o trânsito desses animais.
A ação de cadastramento e a sensibilização dos criadores de suínos próximos ao lixão procedeu com a quantificação e geolocalização dos animais, para realização das atividades de monitoramento e retirada dos suínos para outra localidade, devido aos riscos sanitários e ambientais de criação próximo a local inadequado.
10 de agosto de 2021/ Governo do Maranhão/ Brasil.
https://www.ma.gov.br/