X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

ABCS e MAPA discutem alternativa para enfrentar a alta no custo de produção de suínos

Reunida com a equipe técnica da SPA do MAPA, ABCS reforça o pleito do crédito rural para os produtores.

22 Fevereiro 2021
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Atendendo a demanda dos produtores de suínos referente ao aumento dos custos, nos últimos meses, o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes, juntamente com a equipe de mercado e política da entidade estiveram reunidos com os profissionais da área técnica da Secretária de Política Agrícola (SPA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). De forma remota, as agendas trataram sobre crédito rural com intuito de construir melhorias ao Plano Safra 2021/2022. Todas as reuniões foram encaminhamentos da última audiência com o secretário SPA, César Halum, que aconteceu no último dia 09 de fevereiro, em Brasília.

CPR – uma alternativa para a suinocultura

A agenda da ABCS, no último dia 17, foi com o secretário adjunto da SPA, José Angelo Mazzillo. Buscando encontrar soluções e alternativas de crédito para o setor, Mazillo fez uma breve explicação sobre a possibilidade de o suinocultor utilizar crédito por meio da Cédula do Produtor Rural (CPR). Ou seja, um título que permite ao produtor rural ou às cooperativas obterem recursos para desenvolver a sua produção e assim viabilizar a produção e a comercialização dos produtos por meio da antecipação de crédito rural. O secretário reforçou que o suinocultor pode negociar os insumos, como milho, soja e até o farelo de soja por meio de CPR e a garantia podem ser, por exemplo, as matrizes.

Retenção de Matrizes Suínas – linha de crédito de custeio

Na sequência das reuniões, no último dia 18, a ABCS reuniu com o diretor do departamento de comercialização e abastecimento da SPA do MAPA, Silvio Farnese e com o diretor do Departamento de Financiamento e Informação da SPA da Pasta, Wilson Vaz de Araújo. A pauta da agenda foi a solicitação da reativação da linha de crédito de custeio, direcionada para Retenção de Matrizes Suínas, assim como a concessão de limite de crédito de 2,5 milhões de reais por beneficiário. O Presidente da ABCS explicou que essa linha de crédito é uma solicitação anual da ABCS em conjunto com suas afiliadas.

A equipe técnica da SPA ouviu a demanda da ABCS e solicitou documentos com dados para embasar o pleito e assim verificar a possibilidade de atender a cadeia.

19 de fevereiro de 2021 / ABCS / MAPA / BRASIL.
http://abcs.org.br/

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Bem vindo a 3tres3

Conecte-se, compartilhe e interaja com a maior comunidade de profissionais da suinocultura.

Já somos 153800 Usuários!

Cadastre-seJá é usuário?

tags