As questões relacionadas com a agricultura, as áreas rurais e a população rural continuam a ser as principais prioridades da China pelo décimo sexto ano consecutivo, como mostra o "Documento Central No. 1", publicado pelo Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e pelo Conselho de Estado, que dá prioridade ao desenvolvimento da agricultura e das áreas rurais.
De acordo com o documento, entre outros aspectos, as políticas serão dirigidas para garantir o fornecimento efetivo dos principais produtos agrícolas, realizando esforços para garantir que a área de cultivo de grãos se mantenha estável nos 1650 milhões de mu (110 milhões de hectares) e que a área de terra arável se conserve acima dos 1800 milhões de mu.
Especificamente ao setor suinícola, o documento indica que a produção de suínos se deve retomar a um ritmo mais rápido. Assegurar a saída constante e o fornecimento de animais vivos é uma tarefa fundamental em termos econômicos para que a produção se aproxime do seu nível normal em finais de 2020. Contudo, este aumento de produção deve ser combinado com a prevenção e control das epidemias (numa clara referência à Peste Suína Africana que apareceu no país em Agosto de 2018). O documento indica também, que se devem adotar medidas para orientar o abate de suínos em zonas agrícolas centralizadas para reduzir gradualmente o transporte de animais vivos a longa distância. Tudo isto com o objetivo de garantir um fornecimento suficiente a um preço justo.
16 de março de 2020.
Xinhua Espanhol/ China. http://spanish.xinhuanet.com/
Notícias del Exterior-MAPA/ Espanha. https://www.mapa.gob.es