Em 2019, a Espanha se tornou o principal produtor europeu de ração. A produção de ração para suínos é de 42% do total de espécies animais.
"Para o ano de 2020, como resultado da nova situação que estamos enfrentando, prevemos uma queda na produção de quase 3%. No entanto, com essa ligeira queda e de acordo com as previsões da Europa, continuaremos a ser o principal fabricante de ração a nível europeu ”, afirmou o presidente da CESFAC, Fernando Antúnez, que destacou que a previsão de declínio é acentuada pela queda isso está ocorrendo na demanda por alimentos para pássaros.
Leonor Algarra, vice-diretora geral de Meios de Produção Pecuária, também avançou os dados provisórios sobre a produção total de alimentos para animais (que inclui a produção própria de ração e a produção industrial), que cresceu 7% em 2019 em relação a 2018, atingindo 39.586.000 toneladas. "Dessa forma, estamos entre os dez países mais produtores do mundo", destacou o vice-diretor geral de Meios de Produção Pecuária, que lembrou que, entre os desafios pendentes do setor, está a dependência de certas matérias-primas de países terceiros, a sustentabilidade, a reintrodução de proteínas animais transformadas ou a busca de novas fontes de proteína na Europa.
29 de junho de 2020 / CESFAC / Espanha.