Durante o mês de abril lançamos uma pesquisa com os usuários da 333 sobre manejo de leitões e prática de colostragem sequencial. Especificamente, perguntamos quais leitões eles deixam ingerir o colostro primeiro quando se trata de colostragem sequencial. No total, recebemos 339 respostas de 52 países.
Os resultados mostraram que a maioria dos entrevistados, 53%, deixa os leitões menores ingerirem o colostro primeiro quando realizam o manejo da colostragem sequencial. 32% acham que os últimos leitões a nascer devem ingeriro o colostro primeiro e, 15% optam por deixar os leitões maiores primeiro.


A prática da colostragem sequencial garante a quantidade necessária de colostro por leitão e ajuda os leitões menores a conseguir. Mas os leitões menores nem sempre precisam ser os primeiros a ingerir o colostro, pois, para que eles consigam ingerir o colostro corretamente, é importante que estejam secos e que sua temperatura corporal esteja adequada.
No artigo Colostragem Sequencial: A importância das primeiras horas, contém um vídeo explicativo, de como realizar corretamente o manejo de colostragem sequencial de acordo com as circunstâncias durante o parto da matriz.