A Topigs Norsvin promoveu a maior importação de matrizes suínas para uma granja comercial já registrada no Brasil. Ampliando os investimentos para impulsionar o melhoramento genético do rebanho brasileiro, a companhia importou do seu núcleo nos Estados Unidos 900 fêmeas puras da raça Large White (Linha Z), como parte do povoamento da nova unidade para produção de leitões da Cooperalfa, em Sidrolândia (MS).
Os animais que vieram ao Brasil são oriundos de núcleos genéticos da Topigs Norsvin que utilizam massivamente ferramentas tecnológicas como a seleção genômica, além de seguirem um rigoroso protocolo de controle sanitário dos plantéis.
Provenientes dos Estados Unidos, as 900 fêmeas chegaram em um voo fretado exclusivamente para essa finalidade ao aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), no dia 17 de abril, de onde foram transportadas para Estação Quarentenária de Cananéia, mantida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Associação Brasileira das Empresas de Genética de Suínos (ABEGS). No local, elas passaram por uma quarentena e seguiram todos os protocolos sanitários antes de serem levadas para a nova unidade de produção de leitões da Cooperalfa, em Sidrolândia.
Uma segunda importação de 900 matrizes provenientes dos EUA deve chegar ao Brasil para a granja da Cooperalfa ainda este ano. A Topigs Norsvin também está investindo em um novo núcleo genético em Lages (SC), com capacidade para alojamento de 1.000 bisavós de alto valor genético.
Confira o vídeo da chegada das matrizes no Brasil: Maior importação de matrizes suínas para uma granja comercial já registrada no Brasil - YouTube
10 de julho de 2023 /TOPIGS /Brasil.