Aditivos para água na produção de suínos
Com o uso de aditivos estratégicos via água, é possível alcançarmos três objetivos de melhora na performance desses animais: estimular o consumo de água, melhorar a digestão proteica e conversão alimentar, e otimizar a saúde gastrointestinal.
A palatabilidade da água com pH mais baixo é melhor para certas espécies. Isso estimula a ingestão de mais água ao longo do dia e consequentemente de mais ração. Alguns aditivos existem para essa finalidade.
A digestão e conversão alimentar também melhoram quando o ambiente estomacal está mais ácido, pois a conversão de enzimas digestivas ocorre mais facilmente e os nutrientes são quebrados e absorvidos com mais eficiência.
Por último, e não menos importante, a saúde intestinal é melhorada quando há menos microrganismos patogênicos competindo pelas vilosidades. Alguns aditivos para a água de bebida conseguem, além dos efeitos citados anteriormente, ainda dificultar a proliferação dessas cepas de bactérias e microrganismos causadores de doenças. No entanto, para obtermos esse efeito a nível de estômago e intestino é preciso que o aditivo tenha uma composição muito específica e balanceada, para manter uma ação antimicrobiana até em porções mais distais do intestino delgado. Ao utilizar blends específicos, diversos microrganismos podem ser inativados (como a própria Salmonella sp.) de modo a reduzir os desafios entéricos, melhorar a resposta imunológica, e consequentemente a performance.
Continue lendo no MSBLOG: www.schippers.com.br/blog
Bem vindo a 3tres3
Conecte-se, compartilhe e interaja com a maior comunidade de profissionais da suinocultura.
Já somos 153719 Usuários!
Cadastre-seJá é usuário?